Semana passada eu trouxe alguns exemplos reais de empresas que são bem assertivas na criação de conteúdo e que, consequentemente, se tornaram referências no assunto.
Para dar continuidade à linha de pensamento, hoje eu trouxe algumas dicas (que funcionam) para você ter ideias infinitas de conteúdo que ajudarão a alavancar o seu negócio nas redes sociais!
Mesmo sendo uma estratégia valiosa, criar conteúdo não é uma tarefa fácil. Exige disciplina, estudo e, mais do que isso: é preciso ter um objetivo forte por trás de cada publicação.
Muitas vezes falta inspiração, motivação, organização, tempo para criar algo do zero, ou também acontece o famoso bloqueio criativo. Foi pensando neste problema tão comum que eu preparei algumas dicas infalíveis que te ajudarão a reproduzir suas ideias e também a manter um calendário de publicações contínuo e consistente.
Quer saber mais? Continue lendo este artigo!
1. Conheça o seu público-alvo
Antes de tudo, é imprescindível que você conheça bem o seu público-alvo. Saber com quem você quer falar te ajudará a selecionar as temáticas que serão abordadas no seu perfil e também a entender qual tipo de conteúdo é mais relevante aos seus seguidores.
Ter uma rotina diária (ou pelo menos semanal) de publicações e analisar quais foram as reações dos seus seguidores e em qual rede social eles mais interagiram é importante para saber se você deve dar continuidade (ou não) na sua estratégia.
2. Use e abuse dos streamings
Quem curte se entreter com livros, séries, filmes e podcasts, sabe que os streamings são a tendência do momento. As novas plataformas chegaram com tudo e estão conquistando cada vez mais novos usuários. Segundo a Forbes (2021), “o total de assinaturas globais chegou a 1,1 bilhão em 2020.”
No Brasil, já existem mais de 15 plataformas de streamings, sendo a Netflix, a Amazon Prime Video e a Disney + os favoritos dos brasileiros, de acordo com um levantamento de dados do site alemão JustWatch.
E, através deles, você pode se inspirar em alguma mensagem ou fazer análises sobre um série ou filme que está bombando! Eu, por exemplo, já fiz um post sobre a série Emily in Paris.
3. Ouça a podcasts e audiolivros
Os podcasts e audiobooks também são uma ótima fonte de ideias! Além de serem mais fáceis de serem consumidos, eles possuem uma grande variedade de temáticas.
Segundo uma pesquisa feita pelo Twitter (2021) e analisada pelo Canaltech, os temas mais ouvidos hoje são cultura (52%); negócios, economia e política (42%); e, por fim, esportes, jogos e esportes (30%).
Deu para perceber que, além de variado, esse é um excelente serviço para você ter novos insights para o seu negócio, não é mesmo? Continue lendo para saber mais dicas!
4. Tenha uma planilha com ideias de conteúdos
Ter uma planilha (ou Trello, como eu faço) com variadas ideias de conteúdos te ajudará naqueles dias de bloqueio criativo. Por isso, sempre que tiver uma ideia, anote! Não confie na sua memória.
Peça feedbacks e registre as dúvidas do seu público. Essa é uma excelente maneira de multiplicar o seu conteúdo e reproduzi-lo em diversos formatos — como vídeos, imagens, carrossel e stories nas suas redes sociais.
5. Fique de olho na concorrência e salve os melhores posts
É sempre importante ficar atento aos conteúdos produzidos pela concorrência. Além de ser uma maneira de você ficar sabendo das novas tendências do seu nicho, você pode ter vários insights (que devem ser anotados).
A dica é sempre salvar os posts em uma pasta exclusiva para que, nos dias corridos ou de bloqueio criativo, você tenha diversas inspirações.
6. Pesquise palavras-chaves relacionadas ao seu nicho
Toda busca se origina através de uma palavra. As palavras-chaves são termos que os usuários usam para solucionar suas dúvidas e obter novas e variadas respostas para os problemas.
Hoje existem diversas plataformas de pesquisas de palavras-chaves, as que eu recomendo são Google Trends, Answer The Public e Also Asked.
7. Interaja com o seu público!
Por último — e mais importante —, nenhuma dessas estratégias funcionará se você não interagir com o seu público. A interação com os seguidores é muito além de uma estratégia de comunicação, ela também proporciona a eles uma experiência de troca.
É através da conversa que você irá começar a criar um relacionamento com os usuários que se interessam pelo seu conteúdo e, futuramente, solidificá-lo. Por meio deste contato, você também saberá as principais dúvidas, preferências, interesses e feedbacks do seu potencial cliente — e, a partir disso, transformar em conteúdo.
Por isso, busque sempre estar presente nos stories, responda às DM’s e comentários e também esteja presente em diversas plataformas, a fim de entender quais canais têm mais a linguagem do seu público.
E aí, gostou de saber dessas dicas? Comente aqui quais são as suas principais dificuldades na hora de criar um conteúdo de qualidade!
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