No último artigo contei para vocês sobre a importância da criação de conteúdo e os benefícios que ela pode trazer para a sua empresa.
Hoje, eu vim te mostrar, com exemplos reais, que criar conteúdo nas redes sociais é estratégia valiosa e uma das principais maneiras de se destacar, humanizar a sua marca, se aproximar do público e gerar valor para o seu negócio sem falar diretamente dos seus produtos — diferentemente do Marketing Tradicional.
Segundo o artigo O que é Marketing de Conteúdo? Tudo que você precisa saber para se tornar um especialista no assunto (Rock Content, 2020), “O bom conteúdo não é focado em vender, mas em trazer algum benefício para quem o lê, como resolver um problema, esclarecer uma dúvida ou ensinar algo. A venda é apenas uma consequência desse processo.”
No último ano, em decorrência da pandemia, o virtual se tornou o principal ponto de contato entre marcas e pessoas. E as empresas que, aos poucos, estavam se inserindo no universo das redes sociais, precisaram acelerar este processo através de uma imersão multicanal, a fim de marcar presença em diversas plataformas e de se aproximar dos potenciais clientes.
Um grande exemplo é a marca Guaraná, que sempre foi sucesso nas redes sociais — em específico, no Facebook e no Twitter —, e em 2019, mesmo não sabendo qual seria o futuro da plataforma, fechou parceria com o Tik Tok — que hoje em dia é um fenômeno.
https://www.tiktok.com/@guarana?lang=pt-BR
A empresa foi completamente assertiva em sua comunicação, direcionando-a, principalmente, para um público mais jovem. A escolha dos influencers do momento — que falam sobre o refrigerante de maneira descontraída, referindo-se a ele como “Naná” também é um diferencial, sem contar que o Guaraná marca presença em diversas plataformas, o que é um pilar importante para se destacar na criação de conteúdo.
Outra marca que é referência na produção de conteúdo e também considerada a maior brandchannel de varejo do mundo é a Magazine Luiza. Não dá mais para associar a empresa somente às lojas físicas. Hoje ela se tornou referência no mundo virtual, com presença em diversas redes sociais — do Twitter ao Tik Tok.
A empresa revolucionou o digital ao criar a sua influenciadora própria, a famosa Lu. Com o passar do tempo, a Lu do Magalu foi se tornando uma figura que, além de ajudar os consumidores a escolherem melhor os seus produtos, também foi se consolidando como uma especialista em tecnologia. Hoje em dia, além de marcar presença no Twitter, Instagram e Tik Tok, ela também possui o Canal da Lu no YouTube — agora com mais de 2,5 milhões de inscritos —, e o Lu Explica — o blog em que a influenciadora dá dicas para os clientes de como fazer a compra certa.
A Lu é a personificação do propósito e identidade bem definida da empresa. Além de comunicar a marca, ela também humaniza e interage com os usuários até sobre quaisquer outros assuntos.
No TikTok, a marca também inventou um novo jeito de se comunicar e usa seus próprios vendedores como influenciadores — e, claro, a Lu. Os vídeos são de challenges, danças e também com algumas falas que estão em alta no aplicativo.
Em resumo, vocês conseguiram perceber o que essas duas marcas têm em comum?
Tanto o Guaraná como a Magazine Luiza possuem um propósito forte estabelecido e, nas redes sociais, ambas as marcas têm uma atuação constante, são multicanais, exploram os potenciais de seus influenciadores e principalmente falam a linguagem do consumidor com um conteúdo que agregue valor para os usuários — ou seja, aqueles que educam, esclareçam dúvidas, divirtam ou ajudem os clientes na decisão de compra.
Se você leu até aqui, conseguiu entender um pouco mais sobre a importância da criação de conteúdo, não é mesmo? Comente aqui se você também acredita que essa é uma das melhores estratégias para gerar valor para o seu negócio!
#HellowBranding #CriaçãodeConteudo #MarketingDigital #MarketingdeConteudo